Páginas

Selo de qualidade no Hospital do Guará incentivará prevenção de infecções

Iniciativa tem como objetivo motivar o cumprimento das práticas de higiene


Um selo de qualidade foi criado para incentivar o cumprimento de boas práticas e dos procedimentos operacionais contra Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IrAS) no Hospital Regional do Guará. A iniciativa, formulada pelo Núcleo de Controle de Infecção (NCIH) da unidade, tem como objetivo reduzir uma série de riscos tanto para pacientes quanto para os profissionais.

"Com o cumprimento das normas, é possível evitar a disseminação de bactérias, por exemplo. As IrAS estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade", afirmou a enfermeira do NCIH Eulina Ramos. Segundo ela, quanto mais tempo o paciente ficar no hospital, mais será suscetível a outras bactérias.

Cada setor é avaliado com até cinco estrelas, o que equivale ao cumprimento das normas em 100%, enquanto quatro correspondem de 80% a 99%, três de 79% a 60% e duas até 59%. Um dos setores que já recebeu a identificação e padrão cinco estrelas foi o Núcleo de Nutrição e Dietética (NND).

São analisados cinco quesitos: prática de higienização das mãos, higienização de ambiente, protocolos disponíveis e treinamento, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e utilização correta das precauções.

Além desse trabalho para conscientização dos profissionais de Saúde, no hospital, a equipe realiza constantemente capacitações para atualização e utilizam o Procedimento Operacional Padrão (POP), que facilita o acesso às informações sobre prevenção e controle das infecções. Os POPs estão disponíveis em cada setor do hospital.

Publicidade