Páginas

Sessão solene comemora aniversário de 46 anos do Guará


A vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Liliane Roriz, comemorou nesta sexta-feira, dia 8 de maio, o aniversário de 46 anos do Guará. A sessão solene aconteceu às 19h, no auditório da Administração do Guará e contou com a presença do vice-governador do DF, Renato Santana, do deputado federal Izalci Lucas, do deputado distrital Rodrigo Delmasso, além de diversas autoridades e representantes da cidade. Pioneiros e moradores foram homenageados por Liliane.

“O Guará é hoje uma cidade consolidada. Tem uma população de aproximadamente 175 mil pessoas e, de cidade dormitório passou a ser independente”, observou a deputada, que lembrou nome de pioneiros que ajudaram na construção da cidade, como Plinio Catanhede, prefeito que criou o Guará, e o doutor Rogério de Freitas Cunha, o presidente da NOVACAP que liderou a construção da cidade, além de dona Terezinha, prefeita da QI e QE 6, que acompanhou todo o processo de criação do Guará. “Certamente, eles estariam orgulhosos em ver no que o Guará se transformou”, garantiu Liliane.

Pensada inicialmente como abrigo para funcionários públicos do Distrito Federal, a cidade do Guará foi criada em maio de 1969 no dia 5 de maio. Posteriormente abrigou outros trabalhadores que residiam em núcleos habitacionais provisórios na época. Hoje a região administrativa do Guará (RA – X) contempla as áreas do Guará I e II, as Quadras Econômicas Lúcio Costa, Setor de Oficinas Sul, Setor de Clubes e Estádios Esportivos Sul e o Setor Complementar de Indústria e Abastecimento.

A cidade é, de acordo com pesquisa da Codeplan, a 6ª maior renda per capita do Distrito Federal. Além disso, a cidade é um importante polo de desenvolvimento econômico. “O Guará se destaca também por um comércio forte nas entrequadras residenciais, os vários shoppings, o Polo de Modas e da Feira do Guará”, destacou Liliane Roriz.

Fonte: Redação.


Publicidade